Relés de proteção e monitoramento

Relés de proteção, são relés da terceira geração, geralmente microprocessados, que efetuam medições de gradezas, como tensão, corrente, isolamento, temperatura, frequência, sequência de fase, dentre outras. Quando esses valores saem dos parâmetros pré-estabelecidos o comuta um contato, emite um alerta ou toma automaticamente alguma outra ação.

Tipos de Relés de Proteção

Dentro desse escopo podemos ter milhares de relés que se enquadram na categoria de relés de proteção, variando em fatores como a grandeza que monitoram, aplicação para a qual são desenvolvidos, alimentação, limites de monitoramento da grandeza (por exemplo até que corrente são capazes de monitorar), tarefas que desempenham a partir dos dados recebidos (por exemplo, apenas exibir valores, emitir alertas, armazenar ou exibir informações, comutar saídas e etc..), além de outros recursos.

Abaixo citamos alguns tipos de relés de proteção fabricados pelo grupo Comat Releco.

Relé Térmicos de Proteção ou Relés de Proteção Térmica

Os relés do grupo Comat Releco, utilizam um principio de proteção diferente dos relés bimetálicos, para a proteção contra temperaturas elevadas. Nossos relés trabalham através de sensores PT100 ou interruptores térmicos, para monitorar a temperatura das bobinas de motores, geradores ou transformadores, atuando um contato em caso de falha. O circuito detecta uma interrupção da linha do sensor ou uma falha de aterramento das linhas de sensores

A vantagem nessa utilização está na facilidade de configuração da tolerância de temperatura e na possibilidade de se usar o contato para acionar um alarme.

Relé de proteção térmica - Relé térmico

Relés de Proteção de Corrente – Relé de corrente

Relé de proteção de corrente

É um relé de proteção que monitora a corrente em equipamentos ou em rede, conforme a tensão varia para fora dos parâmetros selecionados, o dispositivo pode comutar contatos, e emitir alertas, alguns modelos possuem um display para informar à corrente como o MRM na imagem à esquerda.

Geralmente relés de corrente são utilizados para prevenir danos causados pelo alta ou baixa corrente (sobrecorrente e subcorrente), em circuitos sensíveis, a exemplo os de equipamentos como motores, cabines primárias, sistemas de aquecimento e ventilação, bombas dentre outros.

Relé de Proteção de Tensão

Parecidos com os relés de corrente, porém monitoram a tensão (inclusive existem modelos de relés de proteção para monitorar ambos simultaneamente como é o caso do nosso MRM), esses relés são utilizados para proteção contra sobretensão ou subtensão, assim como em outros relés de proteção são largamente utilizados em motores, mas também são aplicados em outros circuitos como sistemas de controle.

Relé de Proteção de Fase – (Falta de Fase, sequência de fase)

Relés de falta de fase geralmente trabalham em redes de alimentação trifásica, protegendo equipamentos trifásicos como motores e bombas por exemplo, tais equipamentos sofrem severos danos caso uma fase caia, esse tipo de relé aciona conforme a perda de tensão numa fase, comutando seus contatos, essa reação pode ser usada para desligar o equipamento ou acionar um alarme.

Relés de falta de fase, Sequência de Fase

Relé de Proteção de Isolamento – Relés de Isolamento

Esse tipo de relé de proteção monitora a resistência de isolamento em uma rede DC.

Veja abaixo os relés de proteção e monitoramento do grupo Comat Releco.

Relés de proteção e monitoramento plugin

Esses relés são montados numa base, o que facilita a manutenção e instalação

Catalogo: Relés de proteção e monitoramento plug-in [EN] (82 downloads)

Relés de monitoramento montagem em trilho DIN

Nessa categoria de relés de monitoramento estão os relés com montagem direta em trilho DIN

Catalogo:  Relés de proteção e monitoramento DIN [EN] (159 downloads)

Catalogo MRM:  MRM relé de proteção e monitoramento para tensão, corrente, frequência e fase [PT] (281 downloads)

Módulos de monitoramento para relé

O sistema de monitoramento modular consiste no acompanhamento plug-in de módulos individuais com tampa frontal, em um relé de 11 pólos e uma base. A combinação individual permite uma seleção ideal do dispositivo para a aplicação prevista e facilita a manutenção ou troca do relé. Permite também a utilização de relés eletromecânicos ou de estado sólido conforme a necessidade do cliente.

Catalogo:  Módulos de monitoramento para relés plug-in [EN] (116 downloads)

Clique aqui para entrar em contato e solicitar uma cotação ou tirar alguma dúvida sobre esses produtos.