Monitoramento remoto das falhas dos geradores

Gerador

SMS – Relay

O SMS – Relay é um dispositivo que permite o monitoramento de uma infinita gama de equipamentos e sensores através de entradas digitais/analógicas. É importante ressaltar que o dispositivo é o único homologado pela ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações) nesta categoria.

Grupo Geradores
Os grupos geradores são equipamentos projetados para transformar energia mecânica em energia elétrica e podem ser a fonte principal ou auxiliar para suprir a necessidade de energia de forma confiável.
Esses sistemas são constituídos por um motor à combustão, sendo este alimentado por combustível (óleo diesel, gás natural, biogás e outros).
Por se tratar de um motor à combustão estacionário, chegamos conclusão que esses sistema exigem os mesmos cuidados que o motor de um automóvel.

Principais falhas
Os principais motivos de falhas nesse tipo de sistema estão relacionados à manutenção preventiva e monitoração de alguns sistemas secundários, que por sua vez são responsáveis por manter o sistema em perfeito funcionamento.

Temperatura e pressão do líquido de arrefecimento
A temperatura do líquido de arrefecimento e pressão do mesmo são fatores importantíssimos. Esse líquido é responsável por manter a temperatura correta do motor em todas as condições de uso, evitando que o mesmo superaqueça.
É importante ressaltar que o aumento da pressão e volume estão diretamente relacionadas ao aumento da temperatura.
Esse sistema também é responsável por evitar a corrosão dos componentes do motor, o ressecamento prematuro de mangueiras e vedações do grupo gerador, evitando também outros sérios danos ao conjunto que podem comprometer sua durabilidade e desempenho.

Dimensionamento e instalação
O dimensionamento também é um fator de grande importância para que exista um bom desempenho no fornecimento de energia elétrica. É fundamental que seja realizado um levantamento preciso de todas as cargas e que o dimensionamento seja avaliado por profissional capacitado com toda atenção.
Para dimensionamento e instalação, algumas solicitações devem ser respeitadas, dentre elas:
— Tipo de carga;
— Local de serviço (mar, terra, ambiente explosivo);
— Características do local (temperatura ambiente dominante, altitude; umidade);
— Regime de operação (quantas horas o sistema opera por dia);
— Quais os riscos envolvidos no caso de uma interrupção do fornecimento de energia por defeito no equipamento;

Reservatórios e baterias para partida
Como já informado anteriormente o sistema de Grupos Geradores é composto de alguns sistemas secundários que influenciam diretamente para o seu perfeito funcionamento. Dentre esses sistemas pode existir um reservatório de combustível e uma bateria externa para a alimentação e partida do motor respectivamente, que caso não estejam abastecidos impossibilitam o funcionamento de todo o conjunto.
Solucionando remotamente
Com a aplicação do SMS Relay em sistema de grupo geradores é possível monitorar esses fatores trazendo melhor confiabilidade e aproveitamento do seu sistema de fornecimento de energia.
Através de sensores e medidores coletando dados é possível monitorar remotamente temperatura e pressão do líquido de arrefecimento, o status do reservatório e baterias para partida e até mesmo estipular valores para produção de energia, evitando que seu sistema seja sobre carregado por excesso de produção.
Além desses benefícios temos uma redução significativa no consumo de combustível, redução geral de custos operacionais, redução de atividades irregulares de consumo, coleta de dados do equipamento para gerenciamento do mesmo, prevenção de futuras falhas do sistema e melhor gerenciamento e todos esses acontecimentos ocasionados pelo “just in time”.

Compartilhe isso