Comat Releco Brasil https://www.comatreleco.com.br Relés, Temporizadores, Controladores e Automação Industrial Thu, 19 Jan 2017 11:09:51 +0000 pt-PT hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.2.9 Monitoramento remoto das falhas dos geradores https://www.comatreleco.com.br/monitoramento-remoto-das-falhas-de-geradores/ https://www.comatreleco.com.br/monitoramento-remoto-das-falhas-de-geradores/#comments Wed, 18 Jan 2017 15:30:56 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2644 SMS – Relay O SMS – Relay é um dispositivo que permite o monitoramento de uma infinita gama de equipamentos […]

O artigo Monitoramento remoto das falhas dos geradores foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Gerador

SMS – Relay

O SMS – Relay é um dispositivo que permite o monitoramento de uma infinita gama de equipamentos e sensores através de entradas digitais/analógicas. É importante ressaltar que o dispositivo é o único homologado pela ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações) nesta categoria.

Grupo Geradores
Os grupos geradores são equipamentos projetados para transformar energia mecânica em energia elétrica e podem ser a fonte principal ou auxiliar para suprir a necessidade de energia de forma confiável.
Esses sistemas são constituídos por um motor à combustão, sendo este alimentado por combustível (óleo diesel, gás natural, biogás e outros).
Por se tratar de um motor à combustão estacionário, chegamos conclusão que esses sistema exigem os mesmos cuidados que o motor de um automóvel.

Principais falhas
Os principais motivos de falhas nesse tipo de sistema estão relacionados à manutenção preventiva e monitoração de alguns sistemas secundários, que por sua vez são responsáveis por manter o sistema em perfeito funcionamento.

Temperatura e pressão do líquido de arrefecimento
A temperatura do líquido de arrefecimento e pressão do mesmo são fatores importantíssimos. Esse líquido é responsável por manter a temperatura correta do motor em todas as condições de uso, evitando que o mesmo superaqueça.
É importante ressaltar que o aumento da pressão e volume estão diretamente relacionadas ao aumento da temperatura.
Esse sistema também é responsável por evitar a corrosão dos componentes do motor, o ressecamento prematuro de mangueiras e vedações do grupo gerador, evitando também outros sérios danos ao conjunto que podem comprometer sua durabilidade e desempenho.

Dimensionamento e instalação
O dimensionamento também é um fator de grande importância para que exista um bom desempenho no fornecimento de energia elétrica. É fundamental que seja realizado um levantamento preciso de todas as cargas e que o dimensionamento seja avaliado por profissional capacitado com toda atenção.
Para dimensionamento e instalação, algumas solicitações devem ser respeitadas, dentre elas:
— Tipo de carga;
— Local de serviço (mar, terra, ambiente explosivo);
— Características do local (temperatura ambiente dominante, altitude; umidade);
— Regime de operação (quantas horas o sistema opera por dia);
— Quais os riscos envolvidos no caso de uma interrupção do fornecimento de energia por defeito no equipamento;

Reservatórios e baterias para partida
Como já informado anteriormente o sistema de Grupos Geradores é composto de alguns sistemas secundários que influenciam diretamente para o seu perfeito funcionamento. Dentre esses sistemas pode existir um reservatório de combustível e uma bateria externa para a alimentação e partida do motor respectivamente, que caso não estejam abastecidos impossibilitam o funcionamento de todo o conjunto.
Solucionando remotamente
Com a aplicação do SMS Relay em sistema de grupo geradores é possível monitorar esses fatores trazendo melhor confiabilidade e aproveitamento do seu sistema de fornecimento de energia.
Através de sensores e medidores coletando dados é possível monitorar remotamente temperatura e pressão do líquido de arrefecimento, o status do reservatório e baterias para partida e até mesmo estipular valores para produção de energia, evitando que seu sistema seja sobre carregado por excesso de produção.
Além desses benefícios temos uma redução significativa no consumo de combustível, redução geral de custos operacionais, redução de atividades irregulares de consumo, coleta de dados do equipamento para gerenciamento do mesmo, prevenção de futuras falhas do sistema e melhor gerenciamento e todos esses acontecimentos ocasionados pelo “just in time”.

O artigo Monitoramento remoto das falhas dos geradores foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/monitoramento-remoto-das-falhas-de-geradores/feed/ 0
DESENVOLVIMENTO – A CRIAÇÃO https://www.comatreleco.com.br/desenvolvimento-a-criacao/ https://www.comatreleco.com.br/desenvolvimento-a-criacao/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:28:19 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2538 Na fase de desenvolvimento, o produto é produzido de acordo com o conceito previamente desenvolvido. As ferramentas e os métodos […]

O artigo DESENVOLVIMENTO – A CRIAÇÃO foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Na fase de desenvolvimento, o produto é produzido de acordo com o conceito previamente desenvolvido. As ferramentas e os métodos mais modernos são usados. Nossa experiente equipe de gestão e desenvolvimento de projetos verifica continuamente os passos intermediários, assegurando, assim, um tempo de desenvolvimento curto e com sucesso. Os testes de laboratório e de campo, bem como certificações são também parte do desenvolvimento. Os documentos que irão ajuda-los na aplicação posterior do produto também são criados nesta fase. No final da fase de  desenvolvimento do produto está pronto para entrar em produção e tem, assim,  alcançado o estado de maturidade de mercado. Neste ponto, o produto é entregue à gestão  de contratos e de produtos e a equipe está sujeita  a manutenção do produto a partir de agora.

Comat, quem especifica sabe o faz.

Artigo Anterior

O artigo DESENVOLVIMENTO – A CRIAÇÃO foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/desenvolvimento-a-criacao/feed/ 0
CONCEPÇÃO – A INVENÇÃO https://www.comatreleco.com.br/concepcao-a-invencao/ https://www.comatreleco.com.br/concepcao-a-invencao/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:26:40 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2535 Na fase do conceito a proposta de solução é desenhada e comparada com outras especificações. Isso é feito em uma […]

O artigo CONCEPÇÃO – A INVENÇÃO foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Na fase do conceito a proposta de solução é desenhada e comparada com outras especificações. Isso é feito em uma equipe interdisciplinar e com a equipe do departamento de gerente de produtos, aquisição e desenvolvimento. A nossa maneira de pensar é assim, determinada por atributos como a eficácia de custos, melhor disponibilidade e tecnologia sofisticada. A vantagem decisiva é assegurar um caminho trilhado. O conceito é a resposta para a questão de “como” para atender ás exigências. No exemplo do contator para aplicações ferroviárias, a decisão foi tomada na fase de conceito de usar o imã Blow Out para estender e extinguir o arco elétrico ao ligar uma alta carga DC.

Artigo Anterior                                                                                          Próximo Artigo

O artigo CONCEPÇÃO – A INVENÇÃO foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/concepcao-a-invencao/feed/ 0
ESPECIFICAÇÃO – A NECESSIDADE https://www.comatreleco.com.br/especificacao-a-necessidade/ https://www.comatreleco.com.br/especificacao-a-necessidade/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:22:03 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2532 Uma mudança tecnológica ou a brilhante ideia de um pensador lateral, despertam a necessidade de um novo produto. Na primeira  […]

O artigo ESPECIFICAÇÃO – A NECESSIDADE foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Uma mudança tecnológica ou a brilhante ideia de um pensador lateral, despertam a necessidade de um novo produto. Na primeira  fase do processo de desenvolvimento de um produto, vamos examinar as necessidades de uma forma independente de solução e fazê-lo ir para as necessidades dos clientes e do mercado. Como isso é feito e onde ele leva pode ser mostrado tomando exemplo do contator para o segmento ferroviário, apresentado nesta edição da Comat up date. Os requisitos fundamentais para o desenvolvimento destes contatores foram uma tensão de comutação de 110V DC e uma corrente de 4 A. A largura total não devia exceder 17,5 milímetro, apesar dessa alta carga DC. Além disso, a unidade tem de serem certificadas para EN50155, o que significa que ele deve cumprir condições especiais no que diz respeito ás tolerâncias de tensão vibrações e proteção contra incêndio. A análise de requisitos é a base do desenvolvimento do produto. Isto responde ás perguntas de “o quê”.

Artigo Anterior                                                                                        Próximo Artigo

O artigo ESPECIFICAÇÃO – A NECESSIDADE foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/especificacao-a-necessidade/feed/ 0
TECNOLOGIA BLOW OUT MAGNETICA https://www.comatreleco.com.br/tecnologia-blow-out-magnetica/ https://www.comatreleco.com.br/tecnologia-blow-out-magnetica/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:17:44 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2517 O magnetismo é um fenômeno fascinante. Não só as crianças ficam impressionados com ele. Mesmo antigos filósofos gregos observam como […]

O artigo TECNOLOGIA BLOW OUT MAGNETICA foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
O magnetismo é um fenômeno fascinante. Não só as crianças ficam impressionados com ele. Mesmo antigos filósofos gregos observam como lodestones, minério conhecido como imã, eram atraídos um pelo outro. Marinheiros navegaram com um bússola agulha através dos oceanos do mundo, ainda hoje os cientistas renomados usam o magnetismo.

imagem 05

Os objetos podem ser movidos sem toca-los. Os objetos são atraídos e repelidos. O que exatamente está acontecendo com os polos  Norte e Sul e quais são as linhas do campo? Nosso desejo não é aprofundar nesse assunto, mas nós gostaríamos muito de apresentar um produto para você em que fazemos uso precisamente deste magnetismo. A Tecnologia Blow Out magnética é localizada próximo ao ponto  de chaveamento dos contatos do nosso novo RIC (R4A110V) um contator desenvolvido para altas cargas DC.

Se os contatos de comutação são abertos (NA) sob altas cargas DC, um Arco elétrico é formado e pode levar a um desgaste rápido ou até mesmo soldagem dos contatos. Graças ao Blow  Out magnético, a força de Lorentz age sobre o arco elétrico que é “soprado”ou “empurrado”e, assim, estendia como resultado. O arco elétrico extingue mais rápido porque ele esfria mais rápido devido à maior superfície. Isso permite que até altas cargas DC podem ser comutadas com segurança.

imagem 06

Artigo Anterior                                                                      Próximo Artigo

O artigo TECNOLOGIA BLOW OUT MAGNETICA foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/tecnologia-blow-out-magnetica/feed/ 0
Cargas maiores, como aquecedores são ligados com contatores de estado sólido (SSCS) https://www.comatreleco.com.br/cargas-maiores-como-aquecedores-sao-ligados-com-contatores-de-estado-solido-sscs/ https://www.comatreleco.com.br/cargas-maiores-como-aquecedores-sao-ligados-com-contatores-de-estado-solido-sscs/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:16:47 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2509 Devido ao grande número de operações de comutação e de alta potência, a disponibilidade de contatores de estado sólido, tais […]

O artigo Cargas maiores, como aquecedores são ligados com contatores de estado sólido (SSCS) foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Devido ao grande número de operações de comutação e de alta potência, a disponibilidade de contatores de estado sólido, tais como o tipo  CC3H610 é significativamente melhor do que a de contatores mecânicos. As saídas de estado sólido são livres de desgastes e  proporcionam o máximo de disponibilidade, portanto um baixo custo de manutenção.

 

Os relés temporizadores CIM1R são aplicados para controle de iluminação da cabine do condutor do trem. A luz se apaga depois de um certo tempo ou pode ser desligado manualmente porque, por um lado, a luz não deve permanecer ligada indevidamente e pode descarregar a bateria, enquanto por outro, a luz provocaria reflexos perturbadores durante a condução do trem.

imagem 04

A alta qualidade e variedade de funções de produtos Comat contribuem significamente para a gestão da energia e boa funcionalidade em trens da Stadler Rail AG. Temos o prazer de ser o principal parceiro na maioria dos processos de desenvolvimento, porque o desenvolvimento de produtos customizados e orientados para as necessidades dos clientes é o nosso forte.

Artigo Anterior                                                                 Próximo Artigo

O artigo Cargas maiores, como aquecedores são ligados com contatores de estado sólido (SSCS) foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/cargas-maiores-como-aquecedores-sao-ligados-com-contatores-de-estado-solido-sscs/feed/ 0
Quais Funções são executadas com o relé Comat C32D e o módulo CT32? https://www.comatreleco.com.br/quais-funcoes-sao-executadas-com-o-rele-comat-c32d-e-o-modulo-ct32/ https://www.comatreleco.com.br/quais-funcoes-sao-executadas-com-o-rele-comat-c32d-e-o-modulo-ct32/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:08:04 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2504 Estes relés com 3 contatos de comutação são usados para várias funções de controle do trem. Ao entrar no veículo […]

O artigo Quais Funções são executadas com o relé Comat C32D e o módulo CT32? foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Estes relés com 3 contatos de comutação são usados para várias funções de controle do trem. Ao entrar no veículo desligado, por exemplo, um interruptor quando é acionado, liga o sistema de iluminação de emergência e porta. O controle fundamental é realizado pelo C32D com um módulo temporizador CT32.

Depois de 5 minutos os sistemas, incluindo o fornecimento de energia e o relé  temporizador, desligam novamente. Isso garante que este circuito não requer corrente em repouso e descarregue a bateria do veículo a longo prazo. Além disso, os relés Comat transmitem sinais que indicam diferentes condições de funcionamento do trem , tais como “Cabine do condutor ocupado” , “trem ocupado” ou “modo de reboque ativado”.

Artigo Anterior                                                                                    Próximo Artigo

O artigo Quais Funções são executadas com o relé Comat C32D e o módulo CT32? foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/quais-funcoes-sao-executadas-com-o-rele-comat-c32d-e-o-modulo-ct32/feed/ 0
Na Stadler Rail AG, os trens são incondicionalmente ajustados para baixo consumo de Energia https://www.comatreleco.com.br/na-stadler-rail-ag-os-trens-sao-incondicionalmente-ajustados-para-baixo-consumo-de-energia/ https://www.comatreleco.com.br/na-stadler-rail-ag-os-trens-sao-incondicionalmente-ajustados-para-baixo-consumo-de-energia/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:07:28 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2480 Todos os circuitos consumidores de alta potência são desligados assim que o trem não está mais conectado com o fornecimento […]

O artigo Na Stadler Rail AG, os trens são incondicionalmente ajustados para baixo consumo de Energia foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Todos os circuitos consumidores de alta potência são desligados assim que o trem não está mais conectado com o fornecimento de energia para os circuitos de portas   através de baterias, que foram carregada durante a condução. O sistema de controle do trem também é desligada se o trem ficar parado por um longo período. O rele MRU32 (rele de monitoramento de tensão) passa a ser utilizado agora para esta função.

Usando valor limite de monitoramento integrado, a tensão de alimentação é monitorada esse necessário o sistema elétrico do trem é completamente desligado. Isto assegura que o trem sempre terá energia suficiente para reconectar-se à rede de novo por meio de pantógrafos.

Artigo Anterior                                                                                Próximo Artigo

O artigo Na Stadler Rail AG, os trens são incondicionalmente ajustados para baixo consumo de Energia foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/na-stadler-rail-ag-os-trens-sao-incondicionalmente-ajustados-para-baixo-consumo-de-energia/feed/ 0
Bem vindo à 2016 https://www.comatreleco.com.br/bem-vindo-a-2016/ https://www.comatreleco.com.br/bem-vindo-a-2016/#comments Mon, 22 Aug 2016 12:06:43 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2467 Caro Leitor, Para o primeiro Comat up|date do ano refleti por alguns dias, de que maneira este canal poderia lhe […]

O artigo Bem vindo à 2016 foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
Caro Leitor,

Para o primeiro Comat up|date do ano refleti por alguns dias, de que maneira este canal poderia lhe entregar além de informações um combustível para 2016. Ao longo deste período, em conversa com alguns empresários, percebi em algumas pessoas a dificuldade em virar a página, meu sentimento é que para alguns amigos o ano de 2015 ainda paira no ar.  Chamo isso de ressaca de 2015.

O ano de 2016 começou, quer você queira ou não, e algumas situações fora da sua zona de influência você não vai conseguir mudar. O PIB (Produto Interno Bruto) não vai voltar ao patamar da série histórica tão cedo, ao contrário estamos vivendo um período recessivo, a Produção Industrial  realmente não vai  voltar a crescer e muitos economistas sinalizam que repetiremos os números de 2015 com uma queda próxima a -3%, segundo o relatório de Macro Visão apresentado pela FIESP.

E o que você e eu podemos fazer diante disto?

“-Virar o Jogo “

Parece insano dizer isto em um ano com previsões catastróficas não parece?

Porém …

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Esta frase atribuída a Einstein parece clichê, porém para mentes atentas ela nos dá pistas que precisamos de um novo olhar para as adversidade. Não dá para continuar fazendo máquinas de escrever em um mundo que caminha para computadores. Os maiores fabricantes de maquinas de escrever apresentam isto da pior maneira: Fechando as portas.

Se o seu planejamento estratégico, de empresa ou de vida, não contempla mudanças, muito provavelmente 2016, para você, pode ser igual ou pior que 201. A decisão é só sua.

Como empresário decidi que 2016 para nós, assim como 2015 , será um ano de crescimento. Crescimento na equipe e da equipe, crescimento em regiões atendidas, crescimento de faturamento. A decisão já foi tomada e cabe a nós executar o plano de ações e elas tem que estar alinhadas com este pensamento. Sugiro, se me permite, que reanalise seus planos e promessas feitas no dia 31 de Dezembro de 2015 e transforme isto em um Plano de Ação com datas para 2016. O planejamento com metas tangíveis nos aproxima de nossos objetivos.

E o que você quer de 2016?

-Quer ampliar sua rede de relacionamentos com relevância para mudanças no seu futuro? Procure entidades onde isto é cultivado, não dá para fazer networking sozinho. Se você ainda não conhece uma, comece lendo a respeito do BNI Networking, participe de uma reunião.

-Quer atender uma nova região prestar um novo serviço, abrir novos clientes, falar uma nova língua, fazer coaching, melhorar seu currículo? Seja lá o que você deseja.

Comece agora, para de adiar!

-” Tudo que a mente humana pode

Conceber, ela pode conquistar.” Esta frase de Napoleon Hill nos encoraja a conceber em nossa mente um Novo 2016 diferente do que a economia,os jornais e os pessimistas  predizem. Você pode e deve criar seu futuro, 2016 começou e é tempo de conquistar. O ano de 2016 pode ser o ano de sua vida, depende de você.

Sem títuloJefferson Duarte
Country Manage

Próximo Artigo

 

O artigo Bem vindo à 2016 foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/bem-vindo-a-2016/feed/ 0
Crescendo mesmo na Crise https://www.comatreleco.com.br/crescendo-mesmo-na-crise-2/ https://www.comatreleco.com.br/crescendo-mesmo-na-crise-2/#comments Tue, 26 Jul 2016 13:45:20 +0000 https://www.comatreleco.com.br/?p=2397 Na contramão da crise o segmento aviário, especificamente de criação de frangos, dá sinais de um crescimento acima da média, […]

O artigo Crescendo mesmo na Crise foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>

Na contramão da crise o segmento aviário, especificamente de criação de frangos, dá sinais de um crescimento acima da média, tanto pelo estimulo a investimentos para o consumo no mercado interno que vem sendo puxado pelo preço, quanto pelas exportações que crescem em ritmo acelerado.  A alta no preço no mercado interno chega a 20% quando comparado com o mesmo período do ultimo ano.

A qualidade do frango brasileiro tem alcançado o nível de exigência que o mercado externo esperava fruto de investimentos em toda a cadeia de produção com melhorias significativas no controle em todas as etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. A busca por um produto melhor começa desde a classificação dos ovos, visando selecionar os de melhor características para serem incubados. E o resultado deste esforço obteve resposta positiva por parte do mercado elevando as exportações a um nível recorde no primeiro semestre deste ano. Só em junho estas exportações superaram em 40% o mesmo período de 2014 chegando à marca de 400 mil toneladas. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) os principais mercados externos são: Arábia Saudita, Japão e China.

SMS Relay Aplicativos de Controle e monitoramento remoto para androidSistemas cada vez mais simples de telemetria tem chegado ao campo e a cada dia se amplia a utilização de tecnologias como o SMS Relay que permite com um baixíssimo custo monitorar os principais dados da operação através de telefones celulares e Smartphones com APP Android (gratuito), levando os controles de informações chave da granja e mobilidade para os donos e funcionários.Infelizmente nem todos os produtores comemoram este crescimento e a diferença entre o sucesso e as perdas neste mercado está justamente ligada também aos avanços tecnológicos utilizados para melhoria na qualidade do produto final associados aos investimentos em equipamentos para prevenção de prejuízos causados pela mortalidade. Apesar da particularidade de cada estado brasileiro alguns pontos são comuns associados à mortalidade tais como as condições climáticas como calor ou frio excessivo, por sua sensibilidade a variação de temperatura é imprescindível que os sistemas de climatização mantenham os criadouros em entre 24°C e 30°C nas primeiras semanas de vida e que a umidade do ar seja controlada diariamente em 50%, controlando ainda a pressão negativa nas salas e troca constante de ar de acordo com o tamanho do lote, além de contar com um sistema backup de gerador para manter toda a operação em caso de desabastecimento de energia.

O artigo Crescendo mesmo na Crise foi publicado originalmente em Comat Releco Brasil.

]]>
https://www.comatreleco.com.br/crescendo-mesmo-na-crise-2/feed/ 0