Energia Eólica – Retirando energia dos ventos

Energia eolica

O vento é uma forma de energia solar. Os ventos são causados ​​pelo aquecimento desigual da atmosfera pelo sol, as irregularidades da superfície da terra, e a rotação da terra. Padrões de fluxo de vento são modificados pelo terreno da Terra, corpos d’água e cobertura vegetal. Este fluxo de vento, ou o movimento de energia, quando “colhido” por turbinas eólicas modernas, pode ser usado para gerar eletricidade a chamada de energia eólica.

Como a energia eólica é gerada

O termo energia eólica  descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou eletricidade, da mesma forma que com a energia solar fotovoltaica. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Esta energia mecânica pode ser usado para tarefas específicas (como a moagem de grãos ou bombear água) ou um gerador pode converter esta energia mecânica em eletricidade para as casas de alimentação, empresas, escolas, e assim por diante.

Turbinas eólicas – Origem da Energia Eólica

As turbinas de vento, são como pás da hélice de um avião, que por sua vez, o ar em movimento e energia de um gerador elétrico que fornece uma corrente elétrica. Simplificando, uma turbina eólica é o oposto de um ventilador. Em vez de usar eletricidade para fazer vento, como um ventilador, turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo que se conecta a um gerador e produz eletricidade.

Tipos de turbina eólica

Turbinas eólicas modernas se dividem em dois grupos básicos, a variedade de eixo horizontal, como os moinhos de vento tradicionais agrícolas utilizados para o bombeamento de água, e o projeto de eixo vertical, como o modelo Darrieus estilo batedeira, em homenagem a seu inventor francês. A maioria das grandes turbinas eólicas modernas são turbinas de eixo horizontal.

Componentes de turbina de energia eólica

Componentes da turbina horizontal incluem:

  • Lâmina ou rotor, que converte a energia do vento em energia do eixo de rotação;
  • Um trem de acionamento, geralmente incluindo uma caixa de engrenagens e um gerador;
  • Uma torre que suporta o rotor e da unidade de trem;
  • Outros equipamentos, incluindo controles, cabos elétricos, equipamentos de apoio em terra, e equipamentos de interconexão.

As turbinas de vento são freqüentemente agrupadas em uma única usina de energia eólica, também conhecido como um parque eólico, além de gerar energia elétrica a granel. Eletricidade a partir dessas turbinas é usada para alimentar em uma rede de serviços públicos e distribuído aos clientes, assim como com as usinas convencionais.

As turbinas eólicas estão disponíveis numa variedade de tamanhos e, portanto varias faixas de energia. A maior turbina tem lâminas que se estendem por mais do que o comprimento de um campo de futebol, cerca 20 andares do edifício alto, e produz energia suficiente para abastecer 1.400 casas. Outras turbinas menores tem rotores entre 8 e 25 metros de diâmetro e ficam a mais de 30 metros e podem suprir as necessidades de uma casa elétricas completamente ou pequena empresa apenas com a energia eólica produzida aproximadamente 50-750 quilowatts. separadamente pequenas turbinas, abaixo de 50 quilowatts, são usados ​​para casas, torres de telecomunicações, ou centrais de bombeamento de  água.

Vantagens e Desvantagens da eletricidade eólica

Um recurso não-poluentes e Renovável

A energia eólica é um recurso livre, renovável, então não importa o quanto é usado hoje em dia, ainda haverá a mesma oferta no futuro. A energia eólica é também uma fonte de energia limpa e não poluente de eletricidade. Ao contrário das plantas convencionais de energia, usinas eólicas não emitem poluentes atmosféricos ou gases de efeito estufa. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, em 1990, usinas de energia eólica da Califórnia compensaram a emissão de mais de 2,5 bilhões de quilos de dióxido de carbono, e 15 milhões de quilos de outros poluentes que teriam sido produzidos. Levaria uma floresta de 90 a 175 milhões de árvores para fornecer a mesma qualidade do ar.

O custo da energia eólica

Mesmo que o custo da energia eólica tem diminuído drasticamente nos últimos 10 anos, a tecnologia requer um investimento inicial mais elevado do que os geradores movidos a combustíveis fósseis. Aproximadamente 80% do custo é a máquina, sendo o equilíbrio preparação e instalação no local. Se os sistemas de geração eólica são comparados com os sistemas de combustíveis fósseis em um “ciclo de vida” base de custo (contando combustível e despesas operacionais para a vida do gerador), no entanto, os custos de vento são muito mais competitivos com outras tecnologias de geração, porque não há custos de compra e as despesas operacionais são mínimas.

Preocupações Ambientais

Embora usinas eólicas têm relativamente pouco impacto sobre o meio ambiente em comparação com as usinas de combustíveis fósseis, há uma certa preocupação com o ruído produzido pelas pás do rotor, estética (impactos visuais) e com aves e morcegos que frequentemente morre voando próximo aos rotores. A maioria destes problemas foram resolvidos ou minimizados drasticamente, através do desenvolvimento tecnológico ou por posicionar adequadamente usinas eólicas.

Fornecimento e transporte Questões

O grande desafio para usar o vento como fonte de energia é que ele é intermitente e nem sempre está disponível quando a eletricidade é necessária. A força do vento não pode ser armazenada (embora eletricidade eólica possa ser armazenada, se as baterias forem utilizadas), e nem todos os ventos podem ser aproveitados para atender o tempo de demanda de eletricidade. Além disso, os locais adequados são muitas vezes localizados em locais remotos, longe de áreas de demanda de energia elétrica (como cidades). No entanto, as turbinas eólicas podem ser localizados em terrenos que também é utilizada para pastagem ou agricultura.

Fonte: Ciências e Tecnologia

Compartilhe isso