Crescendo mesmo na Crise

correta

Na contramão da crise o segmento aviário, especificamente de criação de frangos, dá sinais de um crescimento acima da média, tanto pelo estimulo a investimentos para o consumo no mercado interno que vem sendo puxado pelo preço, quanto pelas exportações que crescem em ritmo acelerado.  A alta no preço no mercado interno chega a 20% quando comparado com o mesmo período do ultimo ano.

A qualidade do frango brasileiro tem alcançado o nível de exigência que o mercado externo esperava fruto de investimentos em toda a cadeia de produção com melhorias significativas no controle em todas as etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. A busca por um produto melhor começa desde a classificação dos ovos, visando selecionar os de melhor características para serem incubados. E o resultado deste esforço obteve resposta positiva por parte do mercado elevando as exportações a um nível recorde no primeiro semestre deste ano. Só em junho estas exportações superaram em 40% o mesmo período de 2014 chegando à marca de 400 mil toneladas. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) os principais mercados externos são: Arábia Saudita, Japão e China.

SMS Relay Aplicativos de Controle e monitoramento remoto para androidSistemas cada vez mais simples de telemetria tem chegado ao campo e a cada dia se amplia a utilização de tecnologias como o SMS Relay que permite com um baixíssimo custo monitorar os principais dados da operação através de telefones celulares e Smartphones com APP Android (gratuito), levando os controles de informações chave da granja e mobilidade para os donos e funcionários.Infelizmente nem todos os produtores comemoram este crescimento e a diferença entre o sucesso e as perdas neste mercado está justamente ligada também aos avanços tecnológicos utilizados para melhoria na qualidade do produto final associados aos investimentos em equipamentos para prevenção de prejuízos causados pela mortalidade. Apesar da particularidade de cada estado brasileiro alguns pontos são comuns associados à mortalidade tais como as condições climáticas como calor ou frio excessivo, por sua sensibilidade a variação de temperatura é imprescindível que os sistemas de climatização mantenham os criadouros em entre 24°C e 30°C nas primeiras semanas de vida e que a umidade do ar seja controlada diariamente em 50%, controlando ainda a pressão negativa nas salas e troca constante de ar de acordo com o tamanho do lote, além de contar com um sistema backup de gerador para manter toda a operação em caso de desabastecimento de energia.

Compartilhe isso