Contator de impulso | Chaveando altas cargas com um pulso

Contator de impulso | Chaveando cargas maiores com um pulso

Nesse artigo falaremos sobre o novo contator de impulso do grupo Comat Releco o RBC. Já apresentamos em outro artigo as família de contatores silenciosos RIC, que são contatores que não produzem ruído quando sua bobina está ativada e possuem tamanho e design otimizados, agora a família de contatores silenciosos do grupo Comat Releco cresceu e incluí também contatores de impulso e com uma chave para alternar o estado manualmente.

Contator impulso, chaveando cargas com um simples pulso.

contator-de-impusoEm contatores comuns, os contatos são atraídos pelo campo magnético gerado pela bobina no momento em que ela é percorrida por uma corrente, e no momento em que essa corrente é interrompida, o campo magnético acaba, e os contatos voltam ao seu estado normal esse tipo de contator são conhecidos como “tudo ou nada”, isso ocorre pois seu núcleo possui um campo de indução magnética praticamente nulo devido a um tratamento térmico que é submetido no processo de fabricação.

Porém no caso de um contator de impulso, assim como nos relés de impulso, há uma bobina especial que mantém o estado do contato com apenas um pulso em sua bobina. Isso é possível devido a um mecanismo que usa a força magnética produzida pela bobina para acionar um sistema mecânico que travar o estado nos contatos

Exemplo de aplicação de contatores de impulso

Um exemplo de aplicação para um contator de impulso é controlar a distribuição de energia em automação residencial, um contator biestável pode ser usado para chavear a alimentação de uma residência depois dos disjuntores, sendo controlado por um pulsador, contato de um sensor, ou mesmo um PLC. A vantagem de  se usar um contator de impulso nessa aplicação é que mesmo em caso de falta de energia, e que sua bobina não esteja energizada ele irá manter o estado de seus contatos comutados.

Família de contatores de impulso

O grupo Comat Releco disponibiliza o contator ideal para sua aplicação, possuímos contatores de 1, 2 ou 4 contatos em diversas configurações de normalmente abertos (NA / NO) e normalmente fechados (NF / NC) que trabalham com corrente nominal numa faixa de 20 até 63A.

Clique aqui para entrar em contato e solicitar uma cotação ou tirar alguma dúvida sobre esse produto.

Confira o catalogo da nova linha de contatores do grupo Comat Releco.

Catalago Geral Contatores Comat [EN] [FR] [DE] (301 downloads)
Compartilhe isso