Características de materiais de contato em relés e contatores

Características de materiais de contato em relés e contatores

Nesse artigo iremos falar sobre as características das ligas metálicas usadas em relés e contatores, sobre a aplicação de cada uma, e indicações quando e como utilizar.

Tipos de materiais de contato em dispositivos de chaveamento elétrico.

O material de contato do relé certo para o relé e de vital importância na sua aplicação e influencia severamente na sua confiabilidade e durabilidade.

Contatos de Prata e Níquel AgNi

Essa é a liga padrão na maioria do relés, possui uma boa condutividade e baixa resistividade, bem como uma boa dureza proporcionada pelo liga de prata e níquel. Possuí uma resistência mediana a soldagem (também conhecida como fusão, que causa a “colagem” do contatos), e ao desgaste causado pelo arco. Pode chavear cargas resistivas e levemente indutivas em correntes nominais de até 10 A e pico de 20 até 25 A.

Contatos de Prata Níquel revestidos com Ouro AgNi+Au

Contato revestido de ouro - gold platedContatos feitos de liga de Prata e níquel com revestimento de ouro possuem uma ampla gama de aplicações e uso. Conforme já explicamos no artigo sobre contato de ouro em relés e corrosão, o ouro (embora seja mais sensível a cargas maiores e tenha uma maior resistividade), apresenta uma maior resistência a corrosão e oxidação causada pelo ambiente. Isso é importante em aplicações onde é vital preservar a condutividade do contato seja num ambiente agressivo ou ao chavear uma carga mais baixa num ambiente normal.

Principais aplicações de AgNi+Au

Geralmente apenas relés são revestidos com ouro pois o chaveamento de cargas mais altas remove o revestimento de ouro dos contatos, por isso se recomenda o uso de relés com 10  μ de ouro (porém isso depende da carga chaveada, cargas menores podem obter bom desempenho mesmo com 0,2  μ de ouro), ambientes expostos à alta salinidade e gases corrosivos sentem uma severa melhora no uso de relés com  10 μ de ouro, outra aplicação em que se recomenda o uso de contatos revestidos com ouro pois isso evita a formação de material corrosivo no contato do relé o que preserva sua condutividade e capacidade comutação.

  • Ambientes com alta salinidade (10 μ de ouro)
  • Ambientes com gases corrosivos (10 μ de ouro)
  • Chaveamento de pequenas cargas (10 μ de ouro)
  • Proteção contra a corrosão na armazenagem (0,2 μ de ouro)

Contatos de Prata e Dióxido de estanho AgSnO2

Prata e dióxido de estanho (AgSnO2) é um material não tóxico, em comparação com a liga de prata e dióxido de cádmio (AgCdO), e apresenta uma boa e estável resistência a soldagem, bem como uma resistência à erosão causada pelo arco elétrico.

Possui também uma melhor resistência à erosão do que AgCdO na faixa de 500 ~ 3000 A, e mostra a melhor resistência de soldagem do que as ligas de AgCdO e AgNi ao comutar cargas capacitivas e de lâmpadas.

Enquanto estiver sob carga resistiva AC, a resistência de um contato de AgSnO2 é um pouco maior do que a de um de AgCdO, mas mostra resistência baixa e estável em cargas de corrente contínua como de lâmpadas  e motores (tais como relés de automóveis). Em condições de corrente contínua, AgSnO2 tem menos transferência de material em comparação com AgCdO.

Principais aplicações do AgSn02

Amplamente utilizado para contatores AC de média ou grande capacidade, e interruptores de corrente alternada de grande potência (mais do que 50 kW), contatores DC, relés de alimentação AC / DC, equipamentos de automóvel, e disjuntores de baixa tensão de capacidade pequena ou média.

  • Cargas de lâmpadas
  • Cargas de reatores
  • Cargas capacitivas
  • Correntes de pico elevadas acima de 16 A até 120A[1]

Contatos de Prata e dióxido de Cádmio

Já foi amplamente utilizado em relés grande e média capacidade para o chaveamento de cargas indutivas, (geralmente em corrente nominal de até 30A e pico de 50A), contatores, disjuntores AC/DC de médio e pequeno porte, porém seu uso vem sendo desencorajo por ser tóxico.

O Cádmio é um dos metais pesados mais tóxicos que existem, e não obstante suas inúmeras aplicações industriais, em grandes quantidades pode provocar severos problemas ambientais, pois assim como outros metais pesados tóxicos é organocumulativo e seu descarte desmedido causa contaminação da água e do solo.

Contatos de Prata e dióxido de Estanho revestidos de tungstênio AgSnO2+W

Dispositivos de chaveamento que utilizam contatos construídos com liga de Prata, dióxido de estanho e tungstênio são usados para chavear altíssimas correntes de pico chegando até 800 A[2], tais cargas são encontradas por exemplo em desfibriladores, e dispositivos de iluminação como reatores eletrônicos e grandes circuitos de lâmpadas de descarga.


  1. Varia conforme as especificações do contato como tamanho e outros revestimentos combinados na liga
  2. Ver CHI14 relé de potência para altas correntes de pico
Compartilhe isso